O mediastino é uma cavidade localizada no peito que separa os dois pulmões das outras estruturas presentes na caixa torácica e é dividido em três partes principais: mediastino anterior, médio e posterior.
Descrição
A região faz limites com o diafragma na parte inferior, com o esterno na parte da frente, a coluna vertebral na parte de trás e com a superfície da pleura parietal em suas laterais. Ainda possui diversas estruturas que estão localizadas nela, como o coração, a aorta, o esôfago e a traqueia. Portanto, um tumor do mediastino pode ser proveniente de qualquer um destes elementos presentes na cavidade.
Podem surgir em qualquer idade e momento da vida, mas são mais comuns em pessoas com idade entre 30 e 50 anos.
O Mediastino é a cavidade localizada no peito que separa os dois pulmões das outras estruturas presentes na caixa torácica e é dividido em três partes principais: mediastino anterior, médio e posterior. É ela que limita o diafragma na parte inferior com o esterno na parte da frente, a coluna vertebral na parte de trás e com a superfície da pleura parietal em suas laterais. Portanto, estruturas como coração, aorta, esófago e traqueia estão localizadas nela.
Os tumores do mediastino podem ser malignos ou benignos. Independente da situação, é necessário ter acompanhamento médico regular para não ocorrer agravamento do tumor.
Quais os locais em que podem surgir:
O mediastino é dividido em diferentes compartimentos e de acordo com as estruturas localizadas no interior de cada um, podemos identificar os tipos de tumores mais comuns para aquela área:
- Mediastino anterior – surgimento de linfomas, timomas e cistos tímicos, tireoide intratorácica, bócios, teratomas.
- Mediastino posterior – tumores neurogênicos e linfadenopatia (aumento do tamanho dos gânglios).
- Mediastino médio – cisto broncogênico, cisto pericárdico, tumores da traqueia, tumores do esôfago.
Quais os sintomas:
- Febre
- Tosse
- Calafrios
- Rouquidão
- Suor noturno
- Dor no peito
- Dificuldade na respiração
- Fraqueza muscular (perda de força nos movimentos e dificuldade de engolir – sintoma associados a Miastenia Gravis)
Os tumores no mediastino nem sempre apresentam sintomas. Cerca de 40% das pessoas que possuem a doença não possuem sintomas, gerando dificuldade no diagnóstico.
Como pode ser diagnosticado
- Raio X do tórax
- Tomografia computadorizada
- Estudos laboratoriais
Quais os tipos de tratamentos
Os tratamentos dos tumores no mediastino variam conforme a localização, tipo, tamanho da lesão e também do resultado da biópsia, quando indicado sua realização. Por isso, sempre que uma lesão mediastinal é identificada, é necessário passar por uma avaliação com um cirurgião torácico.