Também conhecida como eritrofobia, rubor de pele ou “vermelhidão”, o rubor facial é um reflexo involuntário, provocada pelo sistema nervoso autônomo. Em situações embaraçosas, stress ou nervosismo, o cérebro transmite um sinal ao sistema simpático, que irá atuar sobre a vascularização da face, deixando-a vermelha.
Descrição
Essa sensação e reflexo involuntário atinge cerca de 0,2% da população mundial.
Fatores que podem gerar o rubor facial:
- Estresse
- Nervosismo
- Situações embaraçosas do cotidiano
Quem pode fazer a cirurgia
Quando o diagnóstico de rubor facial apresentar que o surgimento está relacionado a uma disfunção do nervo simpático, a cirurgia é indicada para qualquer pessoa.
Existem diferentes diagnósticos diferenciais, assim como diferentes tratamentos (clínicos e cirúrgicos), e por isso uma avaliação detalhada de cada caso deve ser feita, buscando o tratamento mais indicado para cada paciente.
Como funciona a cirurgia:
A cirurgia de rubor facial é feita por meio de videotoracoscopia, ou seja, com auxílio de uma câmera possibilitando visualizar toda a caixa torácica e desta forma realizar o procedimento de forma mais segura possível. O procedimento é feito em ambos os lados do tórax, com anestesia geral e com duração de cerca de 30 minutos.