Uma doença extremamente agressiva e que possui uma das maiores taxas de mortalidade, mas que quando diagnosticada nos estágios iniciais, as chances de cura aumentam.
Descrição
O câncer de pulmão, assim como outros tipos de câncer, pode surgir em função de não apenas um, mas vários fatores. Quanto antes houver a mudança de hábito, menor é a probabilidade da predisposição da doença.
Fatores que podem ocasionar o Câncer de Pulmão:
- Tabagismo
- Genética
- Exposição à poluição do ar
- Exposição à agentes químicos
- Doenças respiratórias
Por que é preciso fazer a detecção precoce?
Fazer a detecção precoce do câncer de pulmão é importante pois auxilia no tratamento e ajuda a aumentar as chances de cura. Por meio de um acompanhamento médico, análises e exames são feitos para detectar sinais e fazer o rastreamento da doença em pessoas do grupo de risco.
O que fazer para evitar o câncer de pulmão?
Ainda que não seja uma doença de fácil controle, existem algumas práticas que podem te auxiliar na prevenção do câncer de pulmão, como:
- Não fumar e evitar a fumaça do cigarro e semelhantes.
- Reduzir ou anular contato com agentes químicos como o urânio, cádmio, cloreto de vinila, entre outros.
- Ter uma alimentação saudável e rica em todos os nutrientes essenciais.
Quais os sintomas gerados pelo Câncer de Pulmão
- Rouquidão
- Falta de ar
- Dor no peito
- Tosse persistente
- Escarro com sangue
- Cansaço ou fraqueza
- Perda de peso
- Perda de apetite
Qual o tratamento mais adequado
É preciso realizar uma avaliação completa do paciente, a fim de buscar a maneira mais rápida e menos invasiva para se ter a confirmação do diagnóstico. O tratamento ideal dependerá de cada caso e de cada paciente, sendo avaliadas todas suas condições clínicas.
Aproximadamente 20% dos casos diagnosticados conseguem ser tratados com cirurgia. O tratamento deve ser feito, sempre que possível, de maneira que o paciente tenha o menor trauma cirúrgico e pronta recuperação, possibilitando o início mais breve de um tratamento complementar, o qual muitas vezes se faz com quimioterapia e/ou radioterapia, quando indicado.
Existem diferentes formas de tratamento cirúrgico, passando desde a cirurgia convencional a video cirurgia e atualmente a técnica mais moderna, realizada nos principais serviços de referência no mundo, que é a cirurgia robótica. Nela, há uma maior facilidade no retorno precoce e possibilidade de iniciar logo o tratamento complementar, quando indicado, o que aumenta as chances de cura.