Embora a maioria da população desconheça a existência do cirurgião torácico, alguns associam aos diagnósticos e procedimentos cirúrgicos no sistema respiratório. Não estão errados, mas também não estão totalmente certos. O trabalho de um médico especializado na área torácica é muito mais amplo.
Pulmões, parede torácica (tecidos de revestimento, ossos, costelas e os músculos do tórax), traqueia, brônquios, pleuras (as membranas que cobrem o pulmão), mediastino (espaço entre os pulmões) e o esôfago são os órgãos que fazem parte deste “combo” principal tratado exclusivamente por um cirurgião torácico. Porém, em conjunto com pneumologistas, oncologistas, cardiologistas e diversos outros especialistas, conseguimos atuar em outras frentes. Quer conhecer algumas?
Excesso de transpiração
A hiperidrose (o excesso de transpiração causado pelas glândulas sudoríparas) quando acomete as axilas e o tórax pode ser tratada de várias maneiras, mas a mais comum ,é por meio da cirurgia. E para isso é imprescindível um cirurgião torácico para a realização do procedimento.
Rubor facial
Outro bom exemplo é a eritrofobia, mais conhecida como rubor facial, uma disfunção do sistema autônomo simpático torácico que faz com que a pele do rosto, pescoço, orelhas e do colo fiquem vermelhas com muita frequência e sem motivo aparente. Para tratar, a cirurgia de bloqueio dos gânglios da cadeia simpática é o meio mais recomendado. E é aí que eu, como cirurgião torácico, entro já que esse procedimento é realizado na cavidade torácica.
Câncer de pulmão
Em 90% dos casos, a doença está relacionada ao hábito de fumar. Por isso, os sintomas do estágio inicial, como tosse, catarro, rouquidão e falta de ar, passam despercebidos. Aos fumantes, a dica é atenção redobrada: se ao menos um desses sintomas persistir por mais de três semanas, é importante procurar um médico.
Como o câncer de pulmão costuma ser diagnosticado em fase avançada, muitas vezes a cirurgia para retirada do tumor ocorre em torno de 20% dos pacientes com este diagnóstico. E obviamente, quem faz esse procedimento é o cirurgião torácico, podendo ou não ser feito por meio da cirurgia robótica.
Pectus, o que é isso?
São deformidades da parede anterior do tórax por causa do crescimento anormal das cartilagens das costelas. Popularmente conhecidas como “peito de pombo” (pectus carinatum) ou “peito de sapateiro” (pectus excavatum), o problema pode causar falta de ar, problemas circulatórios e fadiga em alguns casos. E a cirurgia para correção desta deformidade pode ser feita avaliando caso a caso por um cirurgião torácico.
Quando procurar um cirurgião torácico?
Sempre que, no seu check-up (que recomendo ser feito anualmente a pedido de um clínico geral ou do seu médico de confiança) aparecer alguma alteração em raio-x ou tomografia do tórax. Ou ainda após o encaminhamento feito por outro especialista.
Tem alguma outra curiosidade sobre a especialidade? Comenta aqui qual é que eu responderei nos próximos artigos e posts.