

Se tem uma coisa que me fascina na medicina é como ela não para de evoluir e como essa evolução vem dando passos cada vez mais rápidos e criando tendências da medicina ano a ano. Os primeiros medicamentos surgiram entre os séculos X e XV. Já o sistema circulatório foi descoberto no século XVII (“apenas” quatro séculos atrás) e mudou completamente a forma como encaramos a anatomia humana.
Recentemente, testemunhamos em tempo real um pouco dessa rapidez, dessa evolução: uma doença nova surgiu, pegando o mundo todo de surpresa. Porém, biomédicos e cientistas de diferentes nações conseguiram desenvolver vacinas em tempo recorde. Em questão de meses, pessoas já estão sendo vacinadas por todo o mundo.
Com um ritmo tão acelerado de novidades e descobertas, estamos sempre vendo novas tendências surgirem. 2021 mal começou, mas já é um ano promissor para a medicina. Confira algumas das principais tendências da medicina do momento:
Atendimento remoto
Fruto do distanciamento social que veio com a pandemia, o teleatendimento é uma novidade que veio para ficar. O médico pode estar a um clique de distância e acompanhar remotamente o tratamento de seus pacientes. Claro que o atendimento à distância não é viável para todos os casos, mas é uma solução prática que deve ganhar cada vez mais adeptos.
Monitoramento constante
Aqui a tecnologia também é uma grande aliada. Pessoas que têm doenças crônicas (como o diabetes) ou sofrem de hipertensão, podem utilizar relógios inteligentes e aplicativos de celular para monitorarem a própria saúde no dia a dia, com muita praticidade.
Inteligência artificial
Não estamos falando de robôs inteligentes realizando cirurgias sozinhos (ainda), mas tecnologias como a análise preditiva estão chegando para facilitar a vida dos médicos. Já existe uma IA (inteligência artificial) em testes que promete ser capaz de reconhecer todos os artigos em uma bandeja e fazer o registro no sistema automaticamente. Se somarmos a IA às modernas técnicas de cloud computing e dados na nuvem, ela pode ser uma grande aliada dos profissionais da saúde.
Controle digital
Você sabe onde guardou a sua carteira de vacinação? Pois é, muita gente não sabe. Certos processos do sistema de saúde estão muito defasados e a atualização já está acontecendo: é muito mais fácil deixar o papel para lá e armazenar os dados médicos de uma pessoa em uma interface digital, que pode ser acessada de qualquer lugar do mundo.
Robótica
Como médico qualificado para realizar cirurgias robóticas, vejo o potencial incrível dessa tecnologia, especialmente na área dos procedimentos minimamente invasivos. Por meio do robô tenho maior visibilidade da área do procedimento e consigo atuar com mais precisão. Embora o preço ainda seja um impeditivo, ele tende a cair conforme a tecnologia se popularizar.
Edição de genes
O estudo dos genes e do DNA já é realizado há tempos, mas hoje em dia cientistas e biomédicos já estão conseguindo manipular os genes. Ao fazer isso, eles podem, por exemplo, aumentar a capacidade de uma célula de resistir a lesões ou doenças. Os avanços nessa área trarão resultados promissores para tratamento de doenças degenerativas (Alzheimer, distrofia muscular) e câncer.
Médicos nas redes
A pandemia fez as pessoas procurarem mais médicos de confiança na internet. Como em diversas outras áreas, nós, profissionais da saúde, podemos utilizar a internet como um meio para promover nosso trabalho, nossas pesquisas e estreitar a relação com nossos pacientes e clientes em potencial.
É mais ou menos o que eu faço aqui: trago conteúdo, tiro dúvidas, e de quebra, apresento um pouquinho do meu trabalho.
Aproveitando, me diga: quais tendências da medicina que você está mais interessado em acompanhar?