Tuberculose e Bronquiectasia são algumas das doenças benignas que podem ocorrer no pulmão. Quanto antes o diagnóstico for feito, melhores serão as condições de tratamento.
Descrição
Tuberculose
Doença infecciosa que pode afetar diretamente os pulmões. Os sintomas mais comuns são tosse seca, constante, com ou sem sangue, febre noturna, perda de peso e apetite.
Em alguns casos, o diagnóstico precisa ser feito com procedimentos mais invasivos para elucidação diagnóstica e tratamento adequado, como broncoscopia, toracoscopia e biópsia pulmonar. Deve-se lembrar que, após o diagnóstico, é preciso também fazer uma avaliação das pessoas que convivem diariamente com este paciente.
Bronquiectasia
Doença pulmonar que é representada radiologicamente por dilatação de partes dos brônquios, causando dificuldade em expelir as secreções e ocasionando várias pneumonias seguidas em um curto período de tempo, assim como escarro com sangue.
Dependendo do tamanho da área afetada e do intervalo da exacerbação da doença, o tratamento pode variar, desde procedimentos clínicos, cirurgias de ressecções de parte dos pulmões, até mesmo o transplante pulmonar.